BMW HP4 RACE
MAXIMIZE SEU SONHO

HP4 RACE

A HP4 RACE é mais que uma moto. É a perfeita sinergia entre sonho e tecnologia, tudo em prol de altas doses de adrenalina. Desde sua concepção até sua chegada as pistas, a paixão pelo desafio é o que fez desta moto de corrida o que ela é: singular, única, perfeita da carenagem frontal a rabeta. Uma moto que é pura inovação, projetada para ultrapassar todos os limites. A BMW HP4 RACE é a primeira do mundo construída em fibra de carbono: quadro e rodas. Com 215 cv (158kW) de potência máxima, pesa apenas 146 quilos (peso seco). Um sonho feito à mão que se materializou para aproximadamente 500 fãs ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

DETALHES:
ALTO DESEMPENHO

A BMW HP4 RACE é mais uma conquista da engenharia da BMW, que é pioneira em vários sistemas e tecnologias embarcadas desde a fundação da marca. Cada uma das 500 superbikes, de edição limitada, foram feitas à mão pelos nossos especialistas. Paixão concentrada que produzimos apenas para quem compartilha deste mesmo sentimento pelo universo das duas rodas. A BMW HP4 RACE é para quem não tem limites e vai sempre mais além. Equipe de pioneiros cujas exigências não são apenas satisfeitas pela superesportiva da BMW, mas que também redefiniram a própria exigência. Só há algumas pessoas assim. Mais precisamente: 750 (setecentas e cinquenta).

CORPO EM FIBRA DE CARBONO.

O quadro da HP4 RACE é fabricado em fibra de carbono, componente que é usado de forma contínua desde a coluna de direção até o braço oscilante. Em comparação com o chassi de série, o quadro da HP4 é quatro quilos mais leve.  No caso da tecnologia de carbono empregada na BMW HP4 RACE, o importante não é o aspecto, mas, sim, suas características e finalidade, que facilitam o pré-cálculo e a incorporação de torção e rigidez. O carbono é rígido como o alumínio, duro como o aço. Todas as vantagens da fibra de carbono também foram exaustivamente trabalhadas para a confecção das perfeitas e belas rodas da HP4 RACE.

 

Perfeição em todos os detalhes.

100% desenvolvida para as pistas, a BMW HP4 RACE tem na dianteira carenagem em carbono com alto grau de penetração aerodinâmica, que praticamente devora o vento e abri caminho para mais emoção, mais adrenalina. Sua split-face é agressiva e a bolha defletora em forma de cúpula oferece uma ótima proteção ao piloto. Há uma interação perfeita entre pintura e o carbono, dessa forma a HP4 RACE se destaca em movimento e também parada, já que aguça o olhar de motociclistas e entusiastas pela motovelocidade. É também o início de uma nova concepção em termos de padronização de cores dentro da BMW.  Com a HP4 RACE, apresentamos as novas cores motorsport HP branco “light”, azul “racing” metalizado e vermelho “racing”.

Feito à mão. Configurado para alta performance

Feito à mão em Berlim, o motor da HP4 RACE é a continuação do desenvolvimento do propulsor que é utilizado em competições como, por exemplo, no Campeonato Mundial de Superbike. Produz 215 cv de potência e a velocidade de rotação máxima foi aumentada para 14.500 rpm. E o torque máximo de 12,24 kgf.m é atingido a 10.000 rpm. O primeiro serviço de revisão, incluindo uma troca de óleo, é realizado após o motor ter sido submetido a ensaios na bancada de testes, tudo feito pó nosso time de especialistas. Todos os parâmetros do motor são analisados, as curvas e de torque e potência são checados e a folga das válvulas são ajustadas. Ou seja, a HP4 RACE está pronta para atingir todo o seu potencial na pista com entregas instantâneas de potência.

Dianteira em carbono

Perfeita forma aerodinâmica.

Painel de instrumentos 2D

Todas as informações ao alcance do piloto. Parada no trânsito ou a alta velocidade, o painel digital mostra dados importantes da superbike alemã.

Interruptor de controle WSBK com Brembo RCS

A integração do disco, pinça e pastilhas dos freios resulta num comportamento exemplar de frenagem.

Sistema de escape Akrapovič em titânio

Outra conquista na redução de peso: o escapamento é fabricado em titânio por fundição de precisão.

Traseira em carbono com GPS 2D

Peso mínimo para máximo de desempenho.

Pinça de freio GP 4 PR Brembo

Peso mínimo e alta performance.

Motor

Potência e perfeição. O compartimento do motor foi sujeito a "HIP", ou seja, as pequenas bolsas de ar foram eliminadas de cada peça individual sob sobrepressão. As bielas de aço mais leves e de alta resistência são emparelhadas a 0,5 g e deslocam-se de forma balanceada. Os quatro pistões são emparelhados e otimizados para suportar o aumento das velocidades de rotação. A pressão de óleo máxima regulada da bomba de óleo foi reduzida de 6 a 5 bar e, em combinação com óleo W40, gera significativamente menos perda de energia. Cada motor da HP4 RACE é sujeito a testes de tolerância da capacidade de combustão. Nos testes, a câmara de combustão é examinada para detectar colisões do pistão no topo da câmara de combustão. O motor recolhido da bancada de ensaio se mostrou altamente resistente.

Mola de suspensão Öhlins TTX 36 GP

Atua em perfeita sinergia com o braço oscilante. Oferece múltiplas opções de ajuste.
DTC + EBR
O Controle de Tração Dinâmico recebe informações do sensor de velocidade angular, que foi reposicionado. A tração pode ser ajustada de +7 a -7, estando disponíveis quatro modos de pilotagem. Os modos WET - INT - DRY1 - DRY2 variam em termos do mapeamento progressivo das velocidades, do binário máximo relativo e da especificação do controle de cavalinhos. Juntamente com o EBR (freio do motor), o piloto tem à suas mãos múltiplas possibilidades de configuração de performance e frenagem e adaptar seu estilo de pilotagem às condições da pista.

Sistema de freios

Comportamento de frenagem de alta performance. A pinça de freio GP 4 PR Brembo é bem conhecida nos mundiais de MotoGP e SBK. Inclui disco duplo flutuante de 320 mm de diâmetro. Com uma espessura de 6,75 mm, consegue suportar as cargas mais altas de pressão do freio dianteiro. A pinça de freio monobloco, de fixação radial, é particularmente resistente à temperatura e os pistões de titânio com fricção reduzida completam as prestações do freio. As pinças estão equipadas com pastilhas racing Brembo /04.

Pedaleiras + Assistente de Troca de Marchas

Com seis velocidades, a caixa de transmissão reduziu as distâncias de engrenagem e inclui uma transmissão secundária. A caixa de velocidades é controlada por meio Assistente de Troca de Marchas Pro HP RACE. O piloto recebe feedback claro com cada mudança de velocidade devido à falta de um atuador de mola. Como acontece geralmente nas provas de motovelocidade a primeira marcha é engatada para cima. As marchas de 2 a 6 são engrenadas para baixo. Se necessário, o mecanismo de troca de marcha pode ser convertido para o formato normal. O controle de tração e a potência máxima do motor estão em sintonia com os respectivos modos de pilotagem: WET, INT, DRY1, DRY2. O limitador de velocidade para a zona dos boxes está pronto para ser usado quando se seleciona a primeira velocidade. Em caso de largada, o Launch Control também está disponível, assegurando que o piloto possa focar toda a sua concentração no início da corrida.

Coluna de direção + mesa de direção

Cada HP4 RACE tem uma placa em carbono numerada aplicada na mesa de direção. A ciclística funcional da HP4 RACE pode ser ajustada para qualquer tipo de pista de corrida. Com a regulação de deslocamento variável, o piloto pode ajustar as definições de fábrica de 30 mm para 26-32 mm e 30-28 mm. O ângulo da coluna de direção é 0,5° inferior ao modelo de série, com 65,5°. Pode ser ajustado de +0,5° para +1°. Graças aos ajustes, pode atingir-se um after-run de 95-112 mm.

Painel

Um painel de botões em alumínio disponibiliza todas as configurações de condução importantes com uma especial precisão de operação. À esquerda, podem mudar as telas de informação do painel de controle e realizar todas as configurações de DTC e EBR. No lado direito, encontramos a regulação dos modos de condução (WET - INT - DRY1 - DRY2), o botão de partida, o Pit Lane Limiter.

Banco + ergonomia

Excelente ergonomia para qualquer piloto. O banco de série tem 831 mm de altura. O menor ajuste de altura (-15 mm) equivale a 816 mm e o maior (+15 mm) corresponde a 846 mm. Além disso, o conjunto de pedaleiras tem oito posições de ajuste. Assim como o guidão, que também pode ser ajustado em 15°.

Rodas de carbono

As rodas em fibra de carbono e o design específico poupam mais 1.540 g em comparação com rodas forjadas. As dimensões significativamente reduzidas, especialmente a circunferência, são visíveis sobretudo em cada mudança de direção e nas frenagens. Para as ligações de materiais, é obtido um bloqueio positivo por meio da contração o e encaixe a pressão de peças adicionais como o apoio da alça da corrente em alumínio. Eliminam-se assim as soluções de inserção e aumenta-se ainda mais a estabilidade.

Parafusos de titânio

Não foi uma tarefa fácil reduzir o peso para 146 quilos (a seco). Cada componente foi otimizado em termos de peso. O que não era necessário, foi descartado. Verificamos até o mais imperceptível detalhe onde podíamos poupar um grama e manter intacta ou até melhor a função. Por exemplo, foram usados parafusos de titânio para o motor e quadro. Nos tamanhos 6, 8 e 10, além de economizarem peso, também poupam nas ferramentas necessárias.

    Ficha Técnica

    • Design: Motor tetracilíndrico em linha, quatro tempos com refrigeração mista, quatro válvulas por cilindro em titânio.
    • Diâmetro x curso: 80 mm x 49,7 mm
    • Cilindrada: 999 cc
    • Potência nominal: 215 cv (158 kW) a 13.900 rpm (velocidade máxima 14.500 rpm)
    • Torque máximo: 12,24 Kgf.m a 10.000 rpm
    • Taxa de compressão: 13,7-13,9 : 1
    • Gestão do motor: Injeção eletrrônica.
    • Velocidade: superior a 300 km/h
    • Alternador: 406 W
    • Bateria: 12 V/5 Ah, íons de lítio, sem manutenção
    • Embreagem: Embreagem multidisco em banho de óleo, deslizante, acionamento mecânico.
    • Transmissão: Transmissão de seis velocidades de engrenagem constante (EVO) com velocidades "straight cut" (velocidades 1, 2, 4, 5 e 6).
    • Transmissão secundária: 16/43 (ajustável como parte do pacote de equipamento: cremalheira 15, 16, 17, roda dentada 41, 42, 43, 44, 45).
    • Controle de tração: DTC Ajustável em 15 níveis.
    • Freio do motor: EBR ajustável em 15 níveis.
    • Quadro: Quadro RTM monochoque em carbono com ajuste do ângulo da coluna de direção e da rotação do braço oscilante, que suporta o peso do motor.
    • Quadro traseiro: Quadro traseiro monochoque em carbono com ajuste da altura do banco (3 posições, intervalo de ajuste de 30 mm).
    • Suspensão dianteira: Suspensão Öhlins FGR 300 WSBK, afinação da expansão e compressão, pré-carga da mola ajustável, amortecedor de direção HP ajustável Öhlins SD052, sistema de mudança rápida da roda dianteira graças a pernas rotativas da forquilha com para-lamas da roda dianteira montado (não é preciso tirar as pinças de freio para mudar a roda), rigidez da suspensão de 10,5 N/mm.
    • Guia da roda traseira/suspensão: Braço oscilante WSBK em alumínio, amortecedor com mola central Öhlins TTX 36 GP, afinação da expansão e compressão, pré-carga da mola ajustável, ponto de rotação ajustável da mola da suspensão superior (0/3 mm), deflexão ajustável da mola da suspensão (comprimento da mola de tensão), superfícies de contato para casquilho de afastamento de rodas em tensores de correntes para montagem simples/mãos livres das rodas, tensor de corrente em titânio no exterior, alumínio no interior, suportes auxiliares em PRFC no braço oscilante, rigidez da suspensão de 95N/mm.
    • Curso da suspensão dianteira/traseira: 130 mm/120 mm
    • Distância entre eixos: 1440 mm
    • Avanço: 102,5 (ajustável entre 95-112)
    • Ângulo da coluna de direção: 65,5° (ajustável 0,0°, +/-0,5°, +/-1°)
    • Mola de tensão: 113 mm (ajustável +/-5 mm de modo contínuo em fases de 0,1 mm)
    • Rotação do braço oscilante: -3 mm sobre K46Mü3 (ajustável +-4 mm,+-3 mm,+-2 mm,+-1,0 mm) -> (designação HP4R "-2" corresponde a K46MÜ3 "-3" = série)
    • Comprimento do braço oscilante: 604 mm
    • Deslocação de mesa de direção: 30 mm (ajustável 26 mm, 28 mm, 32 mm)
    • Rodas: Rodas de carbono incluindo casquilhos de afastamento de rodas instalados por pressão para facilitar a montagem da roda.
    • Dimensões da roda dianteira: 3,50 x 17''
    • Dimensões da roda traseira: 6,00 x 17“
    • Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17 Pirelli Diablo Superbike Slick SC2
    • Pneu traseiro: 200/60 ZR 17 Pirelli Diablo Superbike Slick SC2
    • Freio dianteiro: Freio de disco duplo racing Brembo, discos de freio racing T-floating, diâmetro de 320x6,75 mm, pinça fixa WSBK GP4-PR monobloco de 4 pistões em titânio, cilindro mestre racing Brembo RCS19X18, incluindo manete do freio ajustável racing Brembo, manete de embreagem racing Brembo (sem comutação de embreagem).
    • Freio traseiro: Freio de disco simples racing Brembo, pinça fixa WSBK de 4 pistões em titânio, disco do freio com diâmetro 220x4,0 mm.
    • Sistema de pedaleiras Sistema de pedaleiras rígido de alumínio maquinado e ajustável em 8 posiçõeS
    • Válvulas de ventilação nas linhas do freio: Válvulas de ventilação rápidas "Stahlbus" em todas as posições relevantes para o sangramento do freio.
    • Ergonomia do guidão: Amplitude do guidão ajustável (15°)
    • Altura do banco (peso sem carga): 831 mm (banco do condutor baixo / alto, 816 / 846 mm)
    • Arco interior das pernas (peso sem carga): aprox. 1859 mm ((banco do condutor baixo / alto, 1829 mm / aprox. 1889 mm)
    • Capacidade do tanque: 17,5 l
    • incluindo reserva de aproximadamente 4 l
    • Comprimento: 2070
    • Largura: 777
    • Peso seco 146 kg 1)
    • Peso sem carga, pronto para a estrada, depósito cheio 1) 171,4 kg
    • Peso (combustível, óleo e fluidos): 268 kg
    • 1)
    • Peso máx. permitido: 217 kg
    • Carga máx. (com equipamento de série): 216 kg
    • Equipamento
    • BMW Motorrad Race DTC (Controle de Tração Dinâmico) +/- 7
    • EBR (regulação do freio do motor) +/-7
    • 4 modos de condução (WET, INT, DRY1, DRY2)
    • Painel de instrumentos 2D - GPS, com registro de dados com software de análise
    • Limitador de velocidade em box
    • Launch Control
    • Pedaleira ajustável (8 posições), guidão ajustável (amplitude), mesa de direção com ajuste de deslocamento (variável como parte do pacote do equipamento), ajuste da altura do banco, ajuste do ângulo de direção (variável como parte do pacote de equipamento)
    • Assistente de Troca de Marchas HP4 Race
    • Unidade de botões WSBK
    • Proteção do manete de freio HP Race
    • Transmissão secundária variável como parte do pacote de equipamento (cremalheira 15, 16, 17 // roda dentada 41, 42, 43, 44, 45)
    • Acelerador eletrônico [ride-by-wire]
    • Chassi e rodas em fibra de carbono
    • Amortecedor traseiro Öhlins TTX 36
    • Garfos dianteiros Öhlins FGR 300
    • Balança traseira ajustável, em alumínio
    • Computador de bordo
    • Manete de freio ajustável - modelo HP
    • Manete de embreagem ajustável - modelo HP
    • Carenagem em fibra de carbono
    • Tanque de combustível em alumínio
    • Pedal do câmbio reversível
    • Banco esportivo ajustável - modelo HP
    • Spoiler do motor em fibr de carbono
    • Cáliper de freio dianteiro Brembo GP4

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